Nota de apoio à reformulação do serviço assistencial de fornecimento de alimentação em Florianópolis

A APROA – Associação Praça Olívio Amorim, entidade sem fins lucrativos que congrega moradores e comerciantes do Centro de Florianópolis, manifesta seu apoio irrestrito à iniciativa da Prefeitura Municipal de Florianópolis de concentrar o fornecimento de alimentação para pessoas em situação de rua na Passarela da Cidadania e reformular o Restaurante Popular para atendimento às demais pessoas em situação de insegurança alimentar.

A morada nas ruas, na imensa maioria das vezes atrelada à dependência de drogas e/ou álcool, é uma condição de vida indigna e degradante. A política pública de assistência social não deve se prestar a manter as pessoas nessa condição, mas sim ajudá-las a mudar de vida. É imprescindível uma abordagem multidisciplinar para o atendimento às pessoas em situação de rua, que não pode se limitar apenas à alimentação, devendo também abranger abrigo, saúde, higiene e capacitação profissional.

Apesar de seus louváveis objetivos, o Restaurante Popular de Florianópolis infelizmente se revelou ineficaz para o atendimento às pessoas em situação de rua, pois a experiência demonstrou que o local se tornou um catalisador para o abuso de substâncias entorpecentes e criminalidade na região, afastando as demais pessoas vulneráveis que dependiam do equipamento para sua subsistência e gerando perigo para todos os moradores e comerciantes do seu entorno, bem como para as escolas e posto de saúde adjacentes.

Por isso, a APROA apoia a iniciativa de reformulação do serviço assistencial de fornecimento de alimentação à população vulnerável, de modo a torná-lo mais eficaz e evitar as externalidades negativas já experimentadas ao longo dos últimos anos.